quinta-feira, 4 de julho de 2013

Aumentar sua autoestima

A forma como nos vemos influencia todos os aspectos da nossa experiência. Nossas reações chave para o sucesso ou para o fracasso. E também para entendermos a nós mesmos e aos outros.
De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos de nós mesmos.
Uma autoestima positiva é requisito fundamental para uma vida satisfatória. A autoestima é a soma da autoconfiança com o autorespeito.
Ter uma autoestima elevada é se sentir adequado à vida, isto é competente e merecedor, mudar nossas maneiras de pensar.
Desenvolver a autoestima é trabalhar com a convicção que é capaz de viver e de sermos merecedores da felicidade. Desenvolver a autoestima é expandir nossa capacidade de ser feliz. A felicidade é um caminho e não o destino! Quanto maior for a nossa autoestima, mais bem equipado estamos para lidar com as adversidades da vida. Quanto mais flexíveis forem, melhor resistiremos à pressão de sucumbir ao desespero e a derrota.
Ninguém pode respirar por nós, ninguém pode pensar por nós, ninguém pode nos dar autoconfiança e amor-próprio.
O importante de uma autoestima saudável reside no fato de que ela forma a base de nossa capacidade de reagir ativa e positivamente ás oportunidades da vida. Ela é responsável pela serenidade de espírito que nos possibilita desfrutar a existência.
O autoconceito determina nosso destino, a visão mais profunda de nós mesmos e determinam todas as nossas escolhas e todas as nossas decisões e por isso determina o tipo de vida que criamos para nós.
Todas as conquistas que nos distinguem como Seres humanos, se devem a nossa capacidade de pensar.
Viver conscientemente significa buscar estar atento, a tudo que afeta nossos atos, propósitos, valores e metas. E se comportar de acordo com o que vemos e sabemos.
Viver conscientemente implica em respeitar os fatos da realidade, os fatos do mundo interior, bem como os do mundo exterior. Quando mais consciente menos apegado!
Viver conscientemente é viver de maneira responsável em relação à realidade. Um dos assuntos mais importantes relacionados ao viver conscientemente é a independência intelectual. Não se pode pensar pela cabeça de outra pessoa.
Ser rígido, intransigente com nós mesmos, nem é motivo de orgulho. Esta atitude nos deixa impotente. Sofrer é talvez a mais simples das atividades humanas e ser feliz é a mais difícil.
Os homens que possuem uma elevada autoestima têm uma orientação ativa perante a vida. Eles assumem plena responsabilidade para conquistarem o que almejam.
Não esperam pelos outros para realizar os próprios sonhos. Eles aceitam a responsabilidade pela própria existência.
Aqueles com estimada autoestima procuram relações saudáveis em contraste com as pessoas de autoestima negativa, fragilizada, que parecem sempre encontrar relacionamentos nocivos.
A conquista de uma boa autoestima permitirá a você reagir de maneira ativa e positiva ás oportunidades que a vida apresenta no trabalho, no amor e no lazer e enfrentar os problemas com serenidade e coragem.

Texto cedido pela amiga.   Maribel Garcia Medauar

Sem comentários:

Enviar um comentário