quinta-feira, 20 de março de 2014

Humanos nascemos! Humanos nos tornamos! Parte 2 junto com a parte 1 Sua felicidade está bem ai! Krikar em março




Humanos nascemos! Humanos nos tornamos!






Somos humanos por pertencer a  uma espécie de seres vivos, mas também porque aprendemos a viver segundo as  regras dessa espécie
Tornar- se  humano é um caminho nem fácil, nem curto. Alguns indivíduos não atingem essa condição e permanecem estagnados durante a vida inteira em estágios (pré humanos), comprometendo sua felicidade e a dos outros. A pessoa adulta é a resultante de uma serie de metamorfoses, de modificações físicas, psíquicas, espirituais através  das quais  se  constrói uma individualidade. Crescer e vir a  Ser! É criar uma identidade, um modo especial de amar, pensar, agir, reagir que distingue um indivíduo e o acompanha por toda a vida.
Construir uma individualidade e reduzir gradualmente a identificação com os pais e com as figuras significativas  e um modo próprio de perceber  e organizar   a realidade.
Toda pessoa traz  em si  um impulso para crescer, para desenvolver as próprias aptidões, para responder as  exigências da vida. Ele é obrigado a se educar para integrar a humanidade, mas não se constrangido.
A   palavra crescimento evoca o dinamismo da vida. Ele se alimenta de descobertas, pelo interesse do que é bom e verdadeiro. Crescimento é abertura para os outros, disponibilidade para o estabelecimento de  relações afetivas e solidarias com eles especialmente com os que receberam menos da vida. A pessoa humana é uma estrutura aberta a tudo o que é diferente de si, essa é a primeira característica que  vemos nas pessoas que definimos como sadios e dotados de vitalidade. Uma  pessoa é culta não quando possui muitos conceitos, mas quando é cultivada e se cultiva, quando ouve os apelos  da historia em que vive fazendo uma “síntese”, enriquecedora de sua humanidade. A responsabilidade é um direito   de   todo homem e de toda mulher a partir do momento em que   se encarrega da  própria vida. Quem não tem responsabilidade   não é confiável. Não se pode confiar e menos ainda se fiar, em uma pessoa  de  quem pode esperar tudo. Se  queremos  formular uma definição de maturidade humana, podemos dizer que é a capacidade de gerir a própria  liberdade com autonomia e responsabilidade.  A    liberdade é o substrato da vida humana, viver é fazer  escolhas e tomar decisões. Com  e pela   liberdade, o individuo constrói com suas  próprias mãos o seu próprio  destino. Ele é filho de suas próprias escolhas. O senso de responsabilidade devera nos acompanhar  durante toda a vida se quisermos nos considerar pessoas no sentido pleno e moral. O  senso de responsabilidade nos transfere o controle da nossa vida e em a autoria própria em conseqüência disso nos tornamos artífices e  protagonistas de nosso destino sem delegarmos a ninguém. Respondemos  pessoalmente por nossas  ações e por suas motivações. Reconhecemos  a autoria dessas ações diante de nossa consciência e perante  os outros independentes de serem boas ou  más. Honrosas ou desonrosas. Temos orgulho de ser livres! 

Maribel Medauar

Sem comentários:

Enviar um comentário